Tecnologia do Blogger.
RSS

About

Por quê estamos aqui?

A paz do Senhor! Tudo bem? Faz um tempinho que não apareço por aqui. O motivo é simples: além de muito trabalho e afazeres, confesso que tenho dado mais atenção as coisas passageiras e que não edificam do que a Palavra do Senhor.

Peço perdão a Deus, primeiramente e a vocês, leitoras e leitores queridos.

Não me culpo, porque estou no mundo e em processo de conversão (porque ninguém é ou está 100% convertido. Isso é um processo), por isso que como ser humano, acabo me deixando seduzir pelas coisas que satisfaz mais a minha carne do que meu espírito.

Mas hoje, após retomar minha vida de intimidade com Deus, percebí que estou perdendo um tempo precioso de minha vida. Um tempo que deveria me dedicar mais a Deus e a sua obra do que as coisas passageiras deste mundo.

 Daí o motivo da postagem de hoje para nossa reflexão: Por quê estamos aqui?

Há várias teorias humanas que tentam justificar nossa vida aqui na terra. Uma delas é a evolucionista, onde se afirma que o homem nasceu fruto de uma evolução carnal, oriunda dos macacos. Em outras palavras, esta teoria afirma que somos animais dotados de racionalidade. Mas, o que nos difere dos animais para seres humanos?

O que nos difere, além da nossa capacidade de raciocinar, pensar e refletir é porque somos dotados de três elementos fundamentais: corpo, alma e espírito. Os animais apenas de corpo e alma. Isto está contido na bíblia em I TS 5:23:

“O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.
E o que significar o corpo, a alma e o espirito num sentido terreno, social e espiritual neste mundo?

* O Corpo:

É a nossa casa terrestre, enquanto estivermos vivos aqui no mundo. É a forma concreta de estarmos em contato com o mundo físico. O corpo é dotado de um sistema, isto é, de um organismo, com várias funções que nos mantém em condições de vivermos. É ele que produz em nós nossos movimentos, comer, beber entre outros.

Biblicamente o apóstolo Paulo nos orienta, em II Coríntios 5:1-4 ,da seguinte forma:

Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus. E, por isso, neste tabernáculo, gememos, aspirando por sermos revestidos da nossa habitação celestial; se, todavia, formos encontrados vestidos e não nus. Pois, na verdade, os que estamos neste tabernáculo gememos angustiados, não por querermos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida”. 

Em outras palavras, este corpo físico em que habitamos é corruptível, isto é, um dia chegará ao seu fim com a morte, de onde retornaremos, ao pó e a cinza. Por isso, não podemos viver somente e apenas para ele. Precisamos de algo maior, que nos reforce, para que possamos ter dias de paz na terra, mesmo meio às tribulações e angústias.

* A Alma:

A alma é casa da nossa personalidade, o nosso EU interior e exterior. Na Teoria Psicanalítica de Freud, seria o Id, Ego e Super Ego. Esta personalidade, a alma, é formada por três partes: a mente, a vontade e a emoção humana.  

 Por isso é que nós, numa dimensão espiritual, somos considerados mais alma, do que muitas vezes corpo e espírito. Isto porque somos seres dotados de uma personalidade ativa, que carrega em seu agir suas emoções e vontades. Desta forma, é necessário que aprendamos à canalizar este EU à vontade soberana de Deus, para que ela não venha se corromper pelas ilusões do mundo, mas venha encontrar e permanecer num caminho de luz e ética.

a) Qual a função da Vontade?

A função da vontade é ser o instrumento para nossas decisões e indisposições. Sem a existência da vontade seriamos semelhantes a um robô. O pecar ou não pecador está relacionado à vontade.

b) Qual a função da Emoção?

A função da emoção é extremamente importante pois ela traz “cor” à vida humana, porém, jamais podemos nos deixar guiar por ela. As emoções se manifestam de muitas formas, entre elas: amor, ódio, alegria, tristeza, pesar, saudade, desejo, etc.

c) Qual a função da Mente?

A função da mente é a  mais importante da alma. A nossa mente precisa de conhecimento para avançar, se desenvolver e interagir com o meio em que vivemos. Se a nossa mente for fechada, vazia e dotada de idéias encerradas,  jamais chegaremos ao pleno conhecimento da Verdade. 

O apóstolo Paulo já nos orienta sobre a importância da renovação da mente para nos possibilita experimentar e entender a vontade de Deus, que é revelada em nosso espírito.

c) O Espírito:

O Espírito é a casa do nosso coração, isto é, da nossa intimidade, do profundo do nosso ser e que muitas vezes, até nós mesmos desconhecemos. Num sentido mais psicológico, digamos, seria o espaço onde reside a intuição e nossa consciência. É o que justifica, em nosso interior, nossa forma de sermos, pensarmos, agirmos entre outros.

Quem nunca ouviu a voz da sua consciência? Quem nunca fez algo e "ficou com a consciência pesada?" ou quem nunca fez ou deixou de fazer algo por "desencargo de consciência"?

É nesta casa que Jesus nos convida à abrirmos a porta e deixar que Ele e o Espírito Santo viva, more, resida e assim possa modificar o nosso viver neste mundo. 

A comunicação entre Deus e nós se faz através deste coração que, certamente não é o coração de carne, que está dentro do nosso peito e bombeando sangue para nosso corpo, mas deste coração espiritual onde abriga nossa consciência. Não é possível ouvir a voz de Deus através do ouvido físico, mas através de uma audição e escuta que está dentro do seu coração espiritual, isto é, dentro da sua consciência.


Por isso estamos aqui. Por isso Deus permitiu que estejamos aqui na terra: primeiramente para sermos um exemplo da sua suprema existência e ao mesmo tempo para que sejamos como partículas reprodutoras do seu amor, da sua graça e do seu poder.

Assim, quando estiver triste e achar que nada faz sentido: que viver não faz sentido, que não ser amada e compreendida não faz sentido, que o que você faz não faz sentido e o que você tem ou não tem não faz sentido para sua existência no mundo, saiba que Deus te permitiu vir a este mundo para que dê frutos e seja digna de toda paz e alegria que somente Ele poderá te dar.

 Que a graça do Senhor Jesus esteja com todas nós.











  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário